Utilize o cupom NOTRE5 ganhe 5% de desconto na sua primeira compra!

Como agem os Óleos Essenciais?

Nos últimos anos a aromaterapia começou a ser utilizada como coadjuvante de vários tipos de tratamento e para ajudar a promover o bem-estar das pessoas, dentro de um movimento que amplia as possibilidades do uso de componentes mais naturais quando o assunto é saúde em suas várias dimensões: física, emocional, psicológica e espiritual.

Cada vez mais as pessoas estão se interessando e utilizando Óleos Essenciais e isso é muito bom para quem quer uma vida mais saudável e natural. Mas… a grande pergunta que fazemos hoje pra você é:

Você sabe como agem os Óleos Essenciais no seu organismo?

Para responder a essa pergunta separamos um trecho do livro A Bíblia da Aromaterapia, escrito por Gill Farrer-Halls, que explica de forma bem simples como os Óleos Essenciais agem nas várias partes do nosso corpo promovendo os resultados que estamos buscando.

Vamos às explicações.

“Os Óleos Essenciais são voláteis, o que significa que evaporam logo que entram em contato com o ar. Assim, qualquer que seja o método de aplicação, parte dos Óleos Essenciais é sempre inalada. Como a massagem corporal é o principal método de aplicação, isso quer dizer que os pulmões e a pele são de primordial importância no modo como os Óleos Essenciais penetram no corpo e entram em ação.”

Nos Pulmões

“Quando inalamos o ar durante uma massagem de aromaterapia, num banho ou em outro tratamento, também respiramos partículas de óleo essencial. Essa mistura de ar e Óleo Essencial desce pela traqueia e brônquios e vai até os pulmões, onde há inúmeros saquinhos em forma de balão, conhecidos como alvéolos, em volta dos quais se localizam vasinhos sanguíneos que fazem a troca gasosa. Ou seja, os resíduos – principalmente de dióxido de carbono – são trocados por oxigênio e partículas de Óleo Essencial.”

Na Pele

Durante uma massagem corporal, a pele fica coberta por um Óleo Vegetal Carreador (como amêndoa doce) contendo uma pequena quantidade de óleo essencial. Como a pele é semipermeável – quer dizer, ela pode absorver e excretar certas substâncias com uma estrutura molecular mínima -, os óleos são absorvidos pelo corpo através da pele.”

Dentro do corpo

“Uma vez dentro do corpo, as partículas dos Óleos Essenciais circulam pela corrente sanguínea e chegam a diversos órgãos e sistemas do organismo. A maioria dos Óleos Essenciais têm uma afinidade terapêutica com certos órgãos ou sistemas do corpo. Por exemplo, o óleo essencial de rosas tem um efeito tônico, purificador e regulador sobre o útero. Uma vez dentro do corpo, as partículas de rosa se deslocam até o útero e têm um efeito benéfico sobre ele.”

Na Mente

“Os Óleos Essenciais também têm poderosos efeitos mental, emocional e psicológico. Ainda com o exemplo do óleo de rosas, ele também é antidepressivo, tônico para os nervos e afrodisíaco.”

“Portanto um aromaterapeuta provavelmente incluirá óleo de rosas numa combinação de massagem para uma mulher que estiver com problemas para engravidar. A rosa teria um efeito benéfico geral sobre ela: físico, emocional e psicológico.”

Agora que você já sabe como os Óleos Essenciais agem dentro de seu corpo fica mais fácil continuar a pesquisar sobre o uso desses poderosos auxiliares para o nosso bem-estar. Mas não se esqueça de que consultar um aromaterapeuta para indicação que atenda suas necessidades é o mais correto e responsável a ser feito.

Esperamos que você tenha gostado deste post e aproveite para dar uma olhada no site da Notre Aromatic e conhecer nossos produtos.

Até a próxima!

Notre Aromatic

Bibliografia de referência:

FARRER-HALLS, Gill. A Bíblia da aromaterapia: o guia definitivo para o uso terapêutico dos óleos essenciais. Tradução: Denise de Carvalho Rocha. São Paulo: Pensamento, 2015, pp. 22 e 23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts em Destaque