Utilize o cupom NOTRE5 ganhe 5% de desconto na sua primeira compra!

Você sabe qual a diferença entre o Óleo Essencial de Lavanda Francesa e o de Lavanda Bulgária?

Você sabia que as propriedades de um Óleo Essencial podem variar dependendo de fatores como o local de cultivo, método de extração e a composição química específica de cada planta?

Neste post vamos ver como isso acontece com o Óleo Essencial de Lavanda. A lavanda francesa e a lavanda búlgara compartilham muitas propriedades terapêuticas, tais como o efeito calmante, analgésico e cicatrizante. Porém, pequenas variações podem ocorrer em relação ao aroma e composição química específica, o que pode influenciar sutilmente seus efeitos.

De fato, ambas as variações são altamente versáteis e podem ser utilizadas em uma ampla gama de aplicações da aromaterapia, proporcionando benefícios físicos, emocionais e mentais. Ao compreender essas diferenças, você poderá fazer escolhas melhores ao selecionar a lavanda mais adequada para suas necessidades.

Vamos entender isso melhor!

A diferença entre as lavandas francesa e búlgara vai além das suas origens geográficas, refletindo também em suas propriedades físicas e aplicações na aromaterapia.

Origens

A lavanda francesa (Lavandula angustifólia) é amplamente conhecida como a variedade mais tradicional e popular de lavanda e é cultivada principalmente nas regiões do Sul da França.

A lavanda búlgara (Lavandula vera ou Lavandula officinalis) é cultivada nas montanhas da Bulgária.

Propriedades físicas

Ambas possuem propriedades físicas semelhantes, são líquidos claros e incolores, com uma consistência fina e volátil. As diferenças nas composições químicas entre ambas podem influenciar sutilmente seus efeitos terapêuticos. Embora os aromas florais e herbáceos sejam características marcantes nas duas variedades, há algumas distinções entre elas: por exemplo, devido ao seu aroma mais suave, a lavanda francesa pode ser preferida para promover a tranquilidade; já a lavanda búlgara, com seu aroma mais intenso, pode ser escolhida por pessoas que procuram um efeito mais estimulante.

Propriedades terapêuticas

As propriedades terapêuticas são basicamente as mesmas, mas cada pessoa pode ter preferências individuais em relação ao aroma e responder de maneira única aos efeitos terapêuticos. Portanto, é recomendado experimentar ambas as variedades para determinar qual delas é mais adequada para atender às necessidades individuais.

  1. Calmantes e relaxantes: As duas lavandas são reconhecidas por essas propriedades. Elas possuem a capacidade de aliviar o estresse, a ansiedade e a tensão emocional, podendo ser usadas para promover o relaxamento e a serenidade, auxiliando no combate à insônia e melhorando a qualidade do sono.

2. Analgésicas e anti-inflamatórias: Ambas possuem essas propriedades, podendo ser usadas para aliviar dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas. Seus efeitos anti- inflamatórios podem ser benéficos para reduzir inflamações e dores associadas a condições como artrite e dores crônicas.

3. Cicatrizantes e regeneradoras da pele: Esses dois tipos de lavanda são amplamente utilizados em cosméticos e cuidados com a pele. Por suas propriedades cicatrizantes, regeneradoras e antissépticas, auxiliam no tratamento de feridas, queimaduras, picadas de inseto, acne e irritações cutâneas em geral, podendo ser adicionadas a cremes, loções ou óleos de massagem para promover a saúde da pele.

4. Antidepressivas e equilibradoras do humor: Seus aromas suaves e relaxantes têm o potencial de elevar o humor, reduzir a irritabilidade e promover o equilíbrio emocional. Podem ser utilizadas em difusores de ambiente, inalação direta ou adicionadas a produtos de banho para aproveitar seus benefícios terapêuticos.

5. Antissépticas e antimicrobianas: Ambas possuem essas propriedades, o que as torna úteis para desinfetar ambientes, purificar o ar e auxiliar no tratamento de infecções leves na pele e também na formulação de produtos de limpeza naturais.

6. Alívio do sistema respiratório:As duas lavandas possuem propriedades expectorantes e descongestionantes, tornando-as benéficas para aliviar sintomas de resfriados, gripes, sinusite e outros problemas respiratórios. Inalar vapores de lavanda ou utilizar óleos essenciais em massagens no peito pode ajudar a abrir as vias respiratórias e aliviar a congestão.

7. Repelente de insetos: O aroma característico das duas lavandas é conhecido por afastar insetos, como mosquitos e traças. Podem ser utilizadas como alternativas naturais aos repelentes químicos, adicionando algumas gotas em velas, difusores ou preparando sprays caseiros.

Aí vai a dica:

Ao usar Óleos Essenciais, como sempre, é fundamental seguir as boas práticas de diluição e uso seguro, verificar a procedência e qualidade dos óleos utilizados e consultar um aromaterapeuta qualificado ou profissional de saúde para orientação personalizada.

Aproveite os benefícios terapêuticos da lavanda francesa e búlgara para promover o equilíbrio e o bem-estar de sua vida diária. Essas preciosas essências florais estão prontas para apoiar você em sua jornada de autodescoberta e autocuidado.

Estamos esperando você no nosso site para conhecer outros óleos essenciais.

Até a próxima!

Notre Aromatic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts em Destaque